Mandados são cumpridos contra fraudes no Imposto de Renda
Operação é realizada pela Receita Federal e pela Polícia Federal
Foto: Receita Federal
A Polícia Federal e a Receita Federal cumpriram nesta quinta-feira (11) um mandado de busca e apreensão expedido pelo Juízo da 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Bahia. A ação visa alcançar mentores e participantes na fraude ao Imposto de Renda, que começou a ser investigada em 2020 pela Receita Federal na Operação Alimentando.
A operação, cumprida na manhã de hoje (11), teve a participação de auditores fiscais, analistas tributários da Receita Federal e policiais federais. Conforme a Receita, declarações foram forjadas de pensões alimentícias, despesas com saúde e de instrução (do titular e dependentes). Com esse ato, os contribuintes tiveram vantagem indevida com a redução do imposto a ser pago ou o aumento do imposto a restituir.
A investigação identificou que as declarações suspeitas foram emitidas por meio de dispositivos informáticos, em tese, vinculados aos alvos da operação, que, segundo os contribuintes, se apresentavam como advogados e contadores.
A primeira fase da operação, que aconteceu em 2020, identificou aproximadamente 1.200 declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física, de exercício entre 2015 e 2019, de um grupo com cerca de 550 colaboradores, que tinham devoluções indevidas.