Notícias
Saúde
Sesab faz alerta sobre bactéria detectada em hospitais de Salvador

Sesab faz alerta sobre bactéria detectada em hospitais de Salvador

Bactéria é resistente ao uso de antibióticos. O risco de infecção é apenas para quem está internado

| Autor: Redação

Foto: Domingos Júnior / Varela Net

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) fez um alerta sobre o surgimento de uma bactéria resistente ao uso de antibióticos identificada em três hospitais de Salvador. Segundo a pasta, a bactéria foi detectada entre os meses de janeiro e março deste ano. 

De acordo com a Sesab, a Enterococus faecium é comumente encontrada no intestino humana, sendo tratada com através de antibióticos, o que não é o caso das detectadas nas unidades de saúde. A secretaria não informou os hospitais e nem divulgou se fazem parte da rede pública ou privada de Salvador. Ainda segundo a Sesab, o risco de infecção é apenas para os pacientes internados ou para os funcionários dos hospitais, sem maiores riscos para a população em geral. 

Ao portal G1 Bahia, a médica infectologista Clarissa Cerqueira alerta para os danos que a bactéria pode causar aos pacientes internados. Segundo a médica, a bactéria pode causar infecção no intestino, no sangue e até mesmo no coração. 

"Aumenta a morbidade do paciente, aumenta muitas vezes o tempo de internação porque ela [a bactéria] pode causar infecção intestinal, urinária, infecção no sangue, no coração", explica a médica. 

O Núcleo Estadual de Controle de Infecção da Sesab recomenda medidas para evitar a infecção, como higiene das mãos, limpeza e desinfecção do ambiente com produtos à base de hipoclorito ou álcool 70%. Também é recomendado manter os pacientes infectados em quartos separados, com uma outra equipe cuidando deles. 

Tags

Notícias Relacionadas