1 milhão de doses da vacina contra a dengue podem ser entregues pelo Butantan
Medida aguarda aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan segue em análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Se aprovada, a Butantan-DV será a primeira vacina de dose única contra a doença. A Anvisa é responsável por avaliar a segurança, eficácia e qualidade dos imunizantes antes de autorizar sua distribuição no país, incluindo pelo SUS.
Os testes clínicos da vacina foram concluídos em junho de 2024, com resultados que mostram 79,6% de eficácia para prevenir dengue sintomática e 89% contra formas graves da doença. A vacina tem eficácia prolongada por até cinco anos.
Caso a aprovação ocorra em breve, o Butantan estima produzir até 1 milhão de doses em 2025, com a projeção de aumentar para 60 milhões em 2026. Desenvolvida ao longo de 25 anos, a vacina é tetravalente e pode ser aplicada em pessoas de 2 a 60 anos, independentemente de histórico de dengue. O Butantan também planeja expandir os estudos para pessoas acima de 60 anos e com problemas no sistema imunológico.
Além disso, o instituto trabalha em uma vacina contra a chikungunya, já aprovada nos EUA e na Europa. O Butantan solicitou à Anvisa a autorização de uso no Brasil e espera uma resposta em breve. A vacina tem 98,8% de eficácia e, se aprovada, a primeira produção contará com cerca de 3 milhões de doses. Contudo, sua distribuição será focada em áreas endêmicas, devido à forma como a doença se espalha.