Notícias
Saúde
Farmacêutica encerra produção da vacina contra a Covid-19

Farmacêutica encerra produção da vacina contra a Covid-19

AstraZeneca aponta "excedente de vacinas disponíveis" como motivo para o fim da produção e distribuição do imunizante, após pedido de retirada voluntária feito em março.

| Autor: Redação

Foto: Alex Ramos/ Prefeitura de Niteroi

A AstraZeneca anunciou o encerramento da produção e distribuição da vacina contra a Covid-19 em todo o mundo, atribuindo a decisão ao "excedente de vacinas disponíveis" desde o início da pandemia, em 2020. A empresa justificou que o desenvolvimento de várias outras vacinas e variantes contribuiu para a redução da procura pelo seu imunizante.

O comunicado da farmacêutica sucede ao pedido de retirada voluntária feito em 5 de março, que entrou em vigor nesta terça-feira (7). No Brasil, a vacina da AstraZeneca é produzida pela Fiocruz, após transferência de tecnologia formalizada em junho de 2021, com a primeira dose aplicada em fevereiro de 2022. 

Recentemente, a empresa reconheceu um efeito colateral raro associado à vacina, após relatos de trombose pós-vacinação na Inglaterra. Este anúncio coincidiu com uma ação coletiva movida por pessoas afetadas, que demandam uma indenização de R$ 700 milhões.

Tags

Notícias Relacionadas