Estudo aponta malefícios do uso de cigarro eletrônico
Estudo foi publicado na terça-feira (19) e mostra o quão nocivo é o uso do “vape”
Foto: Reprodução/Freepik
Um estudo publicado na terça-feira (19), pela revista Cancer Research, evidencia que o uso do cigarro eletrônico pode causar alterações danosas no DNA, que podem se assemelhar a alterações causadas pelo uso do cigarro tradicional.
A pesquisa realizada por ingleses não indica que os cigarros eletrônicos causam cânceres semelhantes aos causados pelo cigarro convencional, porém existem evidências que apontam que o uso contínuo poderia ajudar no aparecimento de tumores.
O levantamento foi feito avaliando amostras da mucosa bucal e do sangue de mais de 3 mil voluntários, parte deles utilizavam vape, outra o cigarro convencional e um terceiro grupo não fumava, usuários de ambos os produtos não foram considerados na pesquisa.
Nesta pesquisa, comparando o material de fumantes e não fumantes, foi descoberto que as células da boca de fumantes, sejam eles usuários do cigarro convencional ou o eletrônico, apresentaram alterações alarmantes em suas informações genéticas, alterações essas que tem semelhanças aos estágios pré-cancerosos