Notícias
Saúde
Dia Mundial do Doador de Sangue: Um Gesto que Salva Vidas

Dia Mundial do Doador de Sangue: Um Gesto que Salva Vidas

A iniciativa visa destacar a importância contínua da doação de sangue para salvar vidas

| Autor: Ramilton Silva

Foto: Ascom Hemoba

No próximo dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para agradecer aos doadores voluntários de sangue e conscientizar a população sobre a importância das doações regulares. 

A campanha, que muda de tema a cada ano, terá como foco este ano a celebração do 20º aniversário do Dia Mundial do Doador de Sangue. A iniciativa visa destacar a importância contínua da doação de sangue para salvar vidas e incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras.

Para celebrar o Junho Vermelho, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, Hemoba, em parceria com o Hemocentros Unidos, está promovendo a campanha "Para Sempre Doador: de Geração em Geração". Esta iniciativa visa incentivar a doação voluntária e altruísta de sangue, convidando doadores de diversas gerações (pais, filhos, avós) a participarem. O gesto contínuo de solidariedade, cidadania e responsabilidade social é o foco desta ação.

Em entrevista ao Varela Net a fundação destacou a importância desse dia para toda a instituição.

“Além de ser de suma importância para a instituição, devido ao aumento dos estoques de bolsas sangue para atender as unidades da rede SUS, quanto para os doadores, dia de conscientizar sobre a necessidade global da doação de sangue.”, explicou a coordenadora do setor de Captação da Hemoba, Margarete Mascarenhas.

Além desta parceria com os Hemocentros, o Hemoba realizará uma série de atividades ao longo do mês para fortalecer a campanha. Entre as ações planejadas estão atrações musicais, palestras, publicações nas redes sociais, horário especial de funcionamento e novos roteiros da unidade de coleta móvel (Hemóvel), proporcionando uma experiência enriquecedora para os doadores que visitarem o local.

A coordenadora explicou como a instituição garante a segurança tanto dos doadores quanto dos receptores durante o processo de doação.

“Antes da doação, o candidato passa por um processo de triagem que consiste em alguns exames e entrevista clínica. Cada bolsa de sangue total é armazenada na geladeira. As amostras são encaminhadas ao laboratório, que fica em quarentena aguardando os exames de sorologia. Só assim é liberado para uso garantindo a segurança do receptor”

Para Larissa Veiga, que é doadora de sangue há três anos, sua escolha partiu de uma necessidade pessoal para ajudar seu tio que estava precisando. No entanto, seu ato acabou se tornando um compromisso contínuo, motivado pela solidariedade. “É um ato de amor genuíno ao próximo, é doar vida. Então, é de extrema importância. Vai muito além da solidariedade.”

Entender que esta data é um momento importante e crucial para reconhecer esses seres humanos que se dedicam a ajudar o próximo é necessário. O Dia Mundial do Doador de Sangue nos lembra da generosidade e coragem de pessoas que exercem mudanças positivas e significativas.

Requisitos Básicos de Doação

Pesar no mínimo 50 kg
Estar alimentado
Portando documento oficial com foto

Recomendações para o Dia da Doação

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
Não fumar por pelo menos 2 horas.
    

Tags

Notícias Relacionadas