Notícias
Saúde
Canetas injetáveis utilizadas para emagrecer: Ozempic e Moujaro; entenda

Canetas injetáveis utilizadas para emagrecer: Ozempic e Moujaro; entenda

Saiba como essas drogas funcionam e os riscos do uso

| Autor: Pérola Achael

Foto: Reprodução

 

Com os diversos casos de famosos aparecendo mais magros nas redes sociais, o debate em torno do uso de canetas injetáveis como Ozempic, Wegovy, Moujaro e outras substâncias semelhantes voltou a ganhar destaque.

 

Esses medicamentos são indicados para pessoas com duas doenças: diabete e obesidade. Entretanto, pelo efeito inibidor de apetite associado com a produção de açúcares no sangue, faz com que pessoas que não possuem essas duas doenças utilizem o medicamento. 

 

Essas drogas prometem a perda de até 17% da massa corporal em um ano, e o uso sem um acompanhamento médico ou tratamento específico, pode trazer diversos riscos para a saúde. 

 

As canetas injetáveis mais conhecidas como a Ozempic e a Wegovy utilizam a semaglutida como principal agente ativo. Já a Mounjaro utiliza a tizerpatida como principal componente, enquanto outros medicamentos, no caso da Victoza e a Saxenda usam a liraglutida. 

 

Geralmente, essas injeções são semanais, exceto as com base em liraglutida, que são diárias. O valor delas podem variar de R$ 1.000 reais, que é o caso da Ozempic, até R$3.000 reais, no caso da Moujaro. 

 

Como esses medicamentos funcionam? 

 

Esses fármacos atuam em diferentes regiões do corpo, exercendo as funções de inibir o apetite e regula os níveis de açúcar no sangue. 

 

Ele atua nas seguintes regiões do organismo: hipotálamo, localizado no cérebro, responsável pelo controle de saciedade; no fígado, reduzindo a produção de glicose e no pâncreas, estimulando a produção de insulina. 

 

A semaglutida, por exemplo, presente na Ozempic substitui a ação de um hormônio chamado GLP1, produzido naturalmente no intestino. Já a Tizerpatina, presente no Moujaro, age de maneira mais potente, estimulando dois hormônios do sistema digestivo: o GIP e o GLP-1. 

 

Quem não pode usar? 

 

Esses tipos de canetas são contraindicados para pessoas que têm alergia a qualquer substância que compõe o medicamento; pacientes com histórico familiar de pancreatite ou de algum tipo de câncer de tireoide; grávidas e lactantes. 

 

Efeitos colaterais 

 

As substâncias podem causar efeitos colaterais, principalmente, no sistema gastrointestinal. Veja quais são: 

  • Diarreia;
  • Constipação;
  • Inflamação do estômago (gastrite);
  • Refluxo ou azia;
  • Dor abdominal;
  • Dor de cabeça;
  • Sensação de fraqueza e cansaço;
  • Indigestão;
  • Flatulência;
  • Gastroenterite;
  • Doença do refluxo gastresofágico; e
  • Cálculo biliar.

 

Famosos que utilizam esse tipo de medicamento para emagrecer 

 

Diversos famosos já fizeram ou fazem uso do medicamento, como a cantora Jojo Todynho, Luiza Possi, Dayanne Bezerra e Mari Fernandez. 

 

Entretanto, um dos casos mais comentados entre internautas e que levantou diversos questionamentos sobre os limites do uso da substância, é o da cantora Maiara, que faz dupla com Maraísa.

 

Mas, em suas redes sociais, a cantora nunca afirmou que utilizou as canetas injetáveis. Ela atribuiu o seu processo de emagrecimento a mudança de hábitos como a reeducação alimentar e a rotina de exercícios. 

 

Tags

Notícias Relacionadas