Notícias
Saúde
AIDS tem aumento de casos porém queda de mortalidade desde 2013

AIDS tem aumento de casos porém queda de mortalidade desde 2013

Esta é a menor taxa de mortalidade por AIDS da década

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Freepik

No último ano, foi registrado mais de 38 mil novos casos de HIV em território brasileiro, o que representa um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior. Apesar do crescimento nos diagnósticos, as mortes por AIDS caíram para 10.338, a menor taxa em uma década, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Ministério da Saúde. A ampliação do acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) foi apontada como um dos fatores responsáveis pelo aumento de casos, já que mais pessoas realizaram testes e iniciaram tratamento.

A maior taxa de detecção foi observada nas regiões Norte e Sul do Brasil, com destaque para homens na faixa etária de 25 a 29 anos. O Ministério da Saúde também ressaltou que 96% das pessoas com HIV, que antes desconheciam sua condição, foram diagnosticadas no ano passado, aproximando o país da meta da ONU de eliminar a AIDS até 2030. O Brasil já alcançou 109 mil pessoas em tratamento com PrEP, um aumento considerável em comparação com 2022.

Embora os números de novos casos tenham subido, a mortalidade pela doença apresentou uma queda significativa, refletindo os avanços no tratamento e diagnóstico. O desafio, agora, é retomar o acompanhamento de pessoas que interromperam o tratamento, o que será fundamental para continuar avançando nas metas de controle da infecção.

Tags

Notícias Relacionadas