Possível plebiscito sobre monarquia para 2026 avança no senado
Petição alcançou marca de 20 mil assinaturas
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O pedido para realização de um plebiscito em 2026 sobre um possível retorno da monarquia na República Federativa no Brasil chega ao senado. Esse pedido já vem com o apoio de mais de 30 mil pessoas. A informação é do Site Metrópoles, de Igor Gadelha.
Essa sugestão foi apresentada com a razão de que a “República presidencialista se mostrou não efetiva” no Brasil, sendo feita pelo portal e-Cidadania do Senado.
“A República presidencialista se mostrou não efetiva, tendo que gastar orçamentos que poderiam ser investidos no povo, para comprar apoio no Senado e Câmara, com a monarquia parlamentarista, o partido eleito teria mais autonomia para governar, sem precisar usar dinheiro público para ter apoio”, diz o pedido escrito.
A petição chegou a 20 mil assinaturas e após isso foi encaminhada para a Comissão de Legislação Participativa do Senado.
Esse plebiscito já ocorreu em 1993, que o modelo de República Presidencialista foi escolhido com pouco mais de 65% dos votos dos eleitores, já a possível volta da monarquia ficou com apenas 10,26%.