Polícia Federal já abriu mais de 23 mil inquéritos por crimes eleitorais
Ao todo, já forma abertos 23.142 mil inquéritos por crimes eleitorais. Números foram divulgados pelo portal Metrópoles
Foto: Antônio Augusto / TSE
A Polícia Federal já abriu 23.142 inquéritos relacionados a possíveis crimes eleitorais, 15.142 a mais que as últimas eleições gerais, em 2018. Os números foram divulgados pelo portal Metrópoles, com base na Lei de Acesso à Informação.
Segundo o levantamento, a eleição municipal de 2008 ainda lidera a série histórica, com 93.449 inquéritos abertos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável pela organização e realização das eleições, classifica como crimes eleitorais "atitudes que comprometem a inscrição de eleitoras e eleitores, a filiação a partidos políticos, o registro de candidatas e candidatos, a propaganda eleitoral e a votação; até aquelas que violam a apuração dos resultados e a diplomação das pessoas eleitas".
Entre os crimes mais comuns, estão a 'boca de urna', o uso da estrutura pública ou de servidores, propagação de informações falsas acerca dos demais candidatos e a compra de votos. Ainda sobre a série histórica, que tem início em 2000, o estado de São Paulo lidera, com 274.008 inquéritos ligados a crimes eleitorais, seguido pelo Rio de Janeiro, com 130.053. Já o Amapá o estado com o menor número de inquéritos do tipo, com 5.411.