Na Argentina, Lula diz que esquerda comandou melhor período da América do Sul
Ex-presidente do Brasil elogiou diversos líderes que estiveram à frente de nações do continente nos últimos anos
Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação
Durante evento promovido pelo governo da Argentina, na praça de Maio, em Buenos Aires, para comemorar o dia dos Direitos Humanos, o o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apontou que ex-governantes de esquerda da América do Sul foram responsáveis pelo melhor período já vivido pelo continente. A declaração foi dada na sexta-feira (10).
"De 2000 a 2012, governamos democraticamente todos os países da América do Sul, quando expulsamos a Alca [Alca de Livre Comércio das Américas], firmamos o Mercosul e criamos a Unasul [União de Nações Sul-Americanas] e a Celac [Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos]", discursou Lula.
Lula elogiou o venezuelano Hugo Chávez (morto em 2013) e ex-presidentes acusados de práticas autoritárias e antidemocráticas, como Rafael Correa (Equador) e Evo Morales (Bolívia), de acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo.
O ex-presidente também teria mencionado os socialistas chilenos Ricardo Lagos e Michele Bachelet, os uruguaios Tabaré Vázquez e Pepe Mujica, o paraguaio Fernando Lugo e os argentinos Néstor e Cristina Kirchner.
"Estes companheiros progressistas, socialistas, humanistas, fizeram parte do melhor momento de democracia da nossa pátria grande, a nossa querida América Latina", disse Lula.