Notícias
Política
Maioria dos brasileiros é contra atos golpistas e defende punição, diz Datafolha

Maioria dos brasileiros é contra atos golpistas e defende punição, diz Datafolha

Protestos antidemocráticos são realizados por bolsonaristas inconformados com resultado da eleição, que deu a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/TV Globo

Três quartos (75%) dos brasileiros se dizem contrários aos atos antidemocráticos que vêm sendo realizados pelo país contra o resultado da eleição, que deu a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em disputa com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). O número é de pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o levantamento, com um índice mais baixo, a maioria (56%) também considera que deve haver punição às pessoas que estão pedindo um golpe militar nesses protestos.

Realizado na segunda (19) e na terça (20), a sondagem foi feita presencialmente e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O instituto ouviu 2.026 pessoas em 126 municípios.

O Datafolha perguntou aos entrevistados se eles eram a favor ou contra os protestos realizados por apoiadores de Bolsonaro em frente de quartéis e bloqueios de rodovias em que exigem uma intervenção militar contra o resultado do pleito: 75% disseram ser contrários aos atos, e 21%, favoráveis.

De acordo com a Folha, esses números são bastante distintos, se considerado o voto declarado no segundo turno. Entre aqueles que dizem ter votado em Bolsonaro, 50% são contra os atos, enquanto entre os eleitores de Lula o índice chega a 96%, e a 90% entre aqueles que anularam ou votaram em branco.

Tags

Notícias Relacionadas