Notícias
Política
Lula vota em SP e comenta sobre caso Zambelli: "Cena grotesca"

Lula vota em SP e comenta sobre caso Zambelli: "Cena grotesca"

"Hoje o povo está definindo o modelo de Brasil que ele deseja", declarou o ex-presidente ao deixar o local de votação

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert

O ex-presidente e candidato para a presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou na manhã deste domingo (30) em São Bernardo do Campo, SP. 

Lula afirmou que o eleitor precisa escolher qual “modelo de  Brasil” deseja, ao votar. O candidato tem declarado que o cidadão precisa escolher se apoia a “barbárie” ou a democracia. 

"Hoje, possivelmente, seja o dia 30 de outubro mais importante da minha vida e acho que é um dia muito importante para o povo brasileiro, porque hoje o povo está definindo o modelo de Brasil que ele deseja, o modelo de vida que ele quer", declarou o ex-presidente.

Lula governou o país entre 2003 e 2010, e esta é a sexta vez que tenta a presidência.  

O ex-ministro Fernando Haddad (PT), candidato ao governo de São Paulo, a esposa Janja da Silva e os deputados eleitos Marina Silva (Rede-SP), Guilherme Boulos (PSOL-SP) e André Janones (AV-MG) também acompanharam o petista. 

Na saída, Lula também comentou sobre o episódio ocorrido neste sábado (29), quando a deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP) apontou uma arma para um homem negro em um bairro nobre de São Paulo. O petista disse que a cena é grotesca. “É o Brasil que não queremos”, afirmou.

 “Nós estamos lutando para viver em um país civilizado, onde as pessoas se respeitem, onde uma deputada não precise andar armada e saia correndo atrás do cidadão. Foi uma cena grotesca no dia das eleições em que as pessoas não podiam andar armadas”, comentou o ex-presidente.

No vídeo a deputada atravessa a rua e entra num bar com a arma em punho. Ela afirmou ter sido agredida e empurrada pelo homem, o jornalista Luan Araújo. 

Lula lembrou ainda o caso de Marina Silva. A deputada eleita sofreu agressões verbais enquanto jantava em um restaurante em Belo Horizonte durante uma viagem junto a comitiva petista. "Ela foi para a delegacia, ela procurou a justiça", disse o ex-presidente, fazendo um comparativo entre as parlamentares.

Ambos os candidatos à presidência votaram nesta manhã, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, votou na Vila Militar do Rio de Janeiro. 

Ao todo, mais de 156 milhões de eleitores voltam às urnas neste domingo para escolher o presidente da República e os governadores em alguns estados.
 
A votação começou em todo o país às 8h e vai até as 17h.

Tags

Notícias Relacionadas