Lula se reúne com governadores nesta segunda-feira após atos golpistas
Agenda inclui ainda encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se reunir nesta segunda-feira (9) com o Fórum de Governadores, para tratar dos atos terroristas praticados por bolsonaristas em Brasíia. O pedido de reunião com Lula foi feito na noite de domingo. Um dos objetivos é fazer um ato em defesa à democracia brasileira e discutir ações conjuntas para resolver a crise atual.
"O Fórum dos Governadores se reuniu agora à noite e reafirma indignação e repúdio veementes diante dos atos golpistas, terroristas ocorridos em Brasília que afrontam a nossa Constituição, expressa toda a solidariedade e o apoio às medidas tomadas pelo presidente Lula, os demais chefes de Poderes e reafirma seu compromisso em defesa das instituições, colocando à disposição as forças de segurança nos estados para somar no restabelecimento da ordem e da paz", disse a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) pelo Twitter.
Ainda segundo a governadora, o pedido de reunião incluiu os ministérios competentes e os demais Poderes. "A hora é de se unir em defesa da democracia!", ressaltou.
A agenda do presidente, nesta segunda-feira, começa as 9h com reunião no Palácio do Planalto com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber. À tarde constam na agenda de Lula telefonemas do primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, e do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, que devem prestar solidariedade a Lula.
Leia também:
Moraes determina afastamento de Ibaneis do governo do Distrito Federal
Lula decreta intervenção no DF e diz que 'fascistas' serão punidos por invasões
Líderes mundiais repudiam invasões em Brasília: "Ataque à democracia"
Governador do DF exonera secretário de Justiça após levante golpista em Brasília
AGU pede a Moraes prisão de Anderson Torres após tentativa de golpe
"Inaceitável o que está acontecendo", diz Jerônimo sobre levante golpista
Governador do DF exonera secretário de Justiça após levante golpista em Brasília
Golpistas invadem o Congresso Nacional aos gritos de "faxina geral"