Notícias
Política
Lula decreta intervenção no DF e diz que 'fascistas' serão punidos por invasões

Lula decreta intervenção no DF e diz que 'fascistas' serão punidos por invasões

Petista fez pronunciamento após apoiadores de Bolsonaro tomaram as sedes do Planalto, do Congresso e do STF

| Autor: Alexandre Santos

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou neste domingo (8) intervenção federal no âmbito da segurança pública no Distrito Federal. A medida, inicialmente válida até 31 de janeiro, ocorre diante de manifestações extremistas feitas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que invadiram e vandalizaram as sedes do STF, do Congresso e do Palácio do Planalto.

Segundo Lula, os manifestantes golpistas —classificados por ele de "fascistas fanáticos"— serão identificados e punidos de forma exemplar assim como seus financiadores. O presidente afirmou que não há precedentes de cenas do tipo nem mesmo quando militantes da esquerda foram mortos e desapareceram à época da ditadura militar.

O petista também culpou Bolsonaro, que está fora do país desde o dia 31 de dezembro. "Esse genocida não só provocou isso, como esteve estimulando pelas redes sociais", disse.

O pronunciamento de Lula foi feito na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, onde esteve durante o dia por causa de estragos da chuva.

Tags

Notícias Relacionadas