Notícias
Política
Joe Biden sofre pressão para expulsar Bolsonaro dos EUA

Joe Biden sofre pressão para expulsar Bolsonaro dos EUA

Dia de terror em Brasília incomodou políticos locais, que assemelham a atitude com a invasão do Capitólio

| Autor: Redação

Foto: Casa Branca/Reprodução

O presidente norte-americano Joe Biden tem sido pressionado por membros de seu próprio partido, o Democrata, para expulsar o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) dos Estados Unidos. O então chefe do Executivo brasileiro viajou dois dias antes de finalizar seu mandato. As informações são do blog da jornalista Sandra Cohen, hospedado no G1.

As cenas de depredação e violência do último domingo (8) em Brasília ocorreram dois anos após a invasão do Capitólio, edifício que abriga o Congresso na capital dos Estados Unidos. Americanos enxergam semelhanças entre os atos, pois os agentes dos caos lá também contestavam o resultado das eleições democráticas que elegeram Biden. O atual presidente dos EUA venceu a disputa com Donald Trump, político o qual Bolsonaro sempre demonstrou apreço. 

Desde então, a situação de Bolsonaro no país mudou e o ex-presidente brasileiro virou persona non grata nas redes sociais. 

“Os EUA não devem ser um refúgio para este autoritário, que inspirou o terrorismo doméstico no Brasil. Ele deveria ser mandado de volta ao Brasil”, pediu o congressista democrata Joaquín Castro à CNN. O apelo encontrou eco entre as deputadas Alexandria Ocasio-Cortez e Ilham Omar, que pertencem à ala mais à esquerda do partido de Biden.

O presidente Biden, a vice Kamala Harris e os principais funcionários do governo americano não hesitaram em condenar rapidamente os tumultos em Brasília como ataques à democracia brasileira e manifestar apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL).

Na noite de segunda-feira (9), Bolsonaro usou as redes sociais para publicar uma foto no quarto de um hospital nos Estados Unidos.

Leia também:

Lula e governadores atravessam a Praça dos Três Poderes e vão ao STF

Em reunião com Lula, governadores condenam atos antidemocráticos

Câmara aprova intervenção federal na segurança do DF; Senado votará texto

Moraes determina afastamento de Ibaneis do governo do Distrito Federal

Lula decreta intervenção no DF e diz que 'fascistas' serão punidos por invasões

Golpistas invadem o Congresso Nacional aos gritos de "faxina geral"

Extremistas invadem STF e destroem porta do gabinete de Alexandre de Moraes

Tags

Notícias Relacionadas