Jerônimo participa da cerimônia de transferência de governo para Cachoeira
Celebração faz parte dos festejos do Bicentenário da Independência do Brasil, comemorado no dia 2 de julho
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A solenidade de transferência simbólica da sede do Governo da Bahia para a cidade de Cachoeira, localizada no Recôncavo Baiano, aconteceu neste domingo (25). A cerimônia faz parte das celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, comemorado no dia dois de julho, pois Cachoeira foi a pioneira da Independência e se autoproclamou independente há 201 anos atrás.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve na celebração e ressaltou que a história precisa ser contada por completo, com os devidos personagens, dando valor àqueles que lutaram pela Independência. “Os livros não contam tudo o que realmente aconteceu. Os indígenas, os negros, os trabalhadores e as mulheres que estiveram à frente das batalhas não entram nos relatos. Foram muitas as ações pela saída dos portugueses, em todos os cantos do país, mas o berço da reação foi aqui. Espero que a gente possa ver as gerações futuras contando essa história sem negar o papel de cada um”, afirmou.
Acompanhando a fala de Jerônimo, o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, destacou que é a hora de ressignificar a história e dar protagonismo ao povo nas lutas pela independência. “Essa conquista se deu a partir da luta do povo, e Cachoeira teve um papel fundamental para isso” Cachoeira esteve entre as cidades que deram início às batalhas decisivas para tornar o Brasil independente de Portugal.
Entre os atos que compõem a cerimônia, ocorreram o hasteamento das bandeiras na praça da Aclamação, na Câmara Municipal, com a execução dos hinos Nacional e da Bahia, seguido de uma missa de celebração do Te Deum, na Igreja da Ordem Primeira, além de sessão solene na Câmara Municipal.