Notícias
Política
Ibaneis presta depoimento à PF sobre omissão diante de ataques golpistas

Ibaneis presta depoimento à PF sobre omissão diante de ataques golpistas

Governador da capital do país foi afastado por 90 dias por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF

| Autor: Redação

Foto:

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), presta depoimento nesta sexta-feira (13) na sede da Polícia Federal, em Brasília. A informação foi confirmada à TV Globo por um dos advogados de Ibaneis, Cleber Lopes.

Ibaneis está afastado do cargo desde o último domingo (8), quando radicais bolsonaristas atacaram às sedes dos Três Poderes na capital do país. A medida é válida por 90 dias e foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

 A susspeita é que Ibaneis tenha agido com omissão, uma vez que as forças de segurança do DF não contiveram os vândalos que depredaram o Congresso, o Palácio do Planalto e o prédio do STF.

De acordo com o portal g1, Ibaneis afirmou que o depoimento foi um pedido feito por sua defesa. O ministro da Justiça, Flávio Dino, confirmou a informação. Em outra ação, Moraes determinou abertura de um inquérito contra Ibaneis e comandantes da segurança pública do DF (veja detalhes abaixo).

Um documento enviado por um advogado de Ibaneis Rocha a Alexandre de Moraes pede acesso ao inquérito e que o chefe de Executivo local seja ouvido pelo ministro.

"Este pedido tem claro propósito de esclarecer todas as circunstâncias acerca do procedimento do governo do Distrito Federal relativamente aos fatos ocorridos no último domingo", aponta o pedido.
Inquérito

Moraes determinou a abertura de um inquérito sobre as condutas do governador afastado do DF e dos comandantes da segurança pública durante os atos terroristas de domingo. A decisão foi assinada nesta quinta-feira (12) e publicada nesta sexta.


 

Tags

Notícias Relacionadas