Notícias
Política
Governo da Bahia recupera dinheiro de respiradores que não foram entregues

Governo da Bahia recupera dinheiro de respiradores que não foram entregues

Os valores foram devolvidos após acordo judicial celebrado e homologado pelo Tribunal Distrital dos Estados Unidos do Distrito Central da Califórnia

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/TV Bahia

O Governo da Bahia recebeu de volta o dinheiro da empresa norte-americana Ocean 26 Inc, que negociou a venda de 600 respiradores com o estado no início da pandemia do coronavírus. Os valores foram devolvidos após acordo judicial celebrado e homologado pelo Tribunal Distrital dos Estados Unidos do Distrito Central da Califórnia. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (3).

Não foi divulgado o valor que foi devolvido pela empresa, mas o governo informou que a quantia foi entregue quase que em sua totalidade. Os detalhes do caso não foram divulgados por causa do sigilo do contrato.

Ainda segundo o governo, o dinheiro já está em caixa e poderá ser usado para realizar novos investimentos na área da saúde.

O contrato, feito em março de 2021, foi de quase 11 milhões de dólares. Sendo que 80% desse valor foi pago de forma antecipada. 

A entrega dos equipamentos deveria ter sido feita em abril do mesmo ano, mas os respiradores não foram entregues.

O fato motivou a ação judicial contra a empresa perante a justiça americana. De acordo com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a decisão judicial favorável à Bahia não impedirá a continuação de outras medidas a serem adotadas de responsabilização.
 

Tags

Notícias Relacionadas