Fux diz que Supremo quer eleição marcada por estabilidade e tolerância
Apesar de ter afirmado que participaria da solenidade, Bolsonaro não compareceu a abertura do ano do Judiciário
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Nesta terça-feira (1º), ocorreu a abertura dos trabalhos do Judiciário. O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que a Corte espera que o ano eleitoral seja de estabilidade e tolerância.
A sessão de abertura do ano marca a volta dos ministros das férias. O evento ocorreu de forma virtual, por conta da alta de casos de Covid. Fux fez o discurso do plenário do STF.
“Este Supremo Tribunal Federal, guardião da Constituição, concita os brasileiros para que o ano eleitoral seja marcado pela estabilidade e pela tolerância, porquanto não há mais espaços para ações contra o regime democrático e para violência contra as instituições públicas”, afirmou Fux.
O presidente do STF disse que, apesar de a política "despertar paixões", deve ser vista pelos cidadãos como "ciência do bom governo".
"A política e as eleições despertam paixões acerca de candidatos, de ideologias e de partidos. Embora esses sejam sentimentos legítimos, a política também deve ser visualizada pelos cidadãos como a ciência do bom governo”, argumento Fux.
A solenidade de abertura não contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Ele havia afirmado que iria participar do evento, entretanto, o político não compareceu.