Notícias
Política
Em 1º discurso, Lula cita vitória contra o "ódio" e promete combate à fome

Em 1º discurso, Lula cita vitória contra o "ódio" e promete combate à fome

Fala do petista foi feita após cerimônia na qual foi empossado presidente do Brasil pela terceira vez

| Autor: Redação

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Em discurso após ser empossado no cargo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ter vencido o que chamou de "mais abjeta campanha de mentiras e ódio", em menção indireta ao agora sucessor Jair Bolsonaro (PL).

"Nunca a máquina pública foi tão desencaminhada" e "nunca os eleitores foram tão constrangidos pelo poder econômico", disse Lula.

Ao afirmar que a democracia esteve sob "violência, o petista exaltou o processo eleitoral por meio das urnas eletrônicas.

"Apesar de tudo, a decisão das urnas prevaleceu, graças a um sistema eleitoral internacionalmente reconhecido por sua eficácia na captação e apuração dos votos. Foi fundamental a atitude corajosa do Poder Judiciário, especialmente do Tribunal Superior Eleitoral", afirmou.

Em sua fala, Lula afirmou que trabalhará para combater à fome, com a retomada do programa Bolsa Família, esvaziado pelo governo Bolsonaro. Ele lembrou que, quando tomou posse pela primeira vez em 2003, a questão era uma de suas prioridades. 

Decretos de Bolsonaro

Lula também prometeu revogar uma série de atos do governo de Jair Bolsonaro. Segundo Lula, ele vai desfazer todas as injustiças contra povos indígenas, refundar o Ministério da Cultura, anular todos os decretos armamentistas e rever a política de teto de gastos, considerado por ele uma "estupidez". 
 

Tags

Notícias Relacionadas