Donald Trump convida Bolsonaro para sua cerimônia de posse
Ex-presidente não poderá comparecer à posse, pois seu passaporte está detido por ordens de Moraes
Foto: Alan Santos/PR
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi convidado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para comparecer à sua cerimônia de posse, que será realizada no próximo dia 20, em Washington, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo. Segundo a jornalista, o convite foi feito através de um e-mail encaminhado por Richard Walters, diretor-executivo do comitê de posse.
“Em nome do presidente-eleito Trump, gostaria de convidar o presidente Bolsonaro para a cerimônia de posse do presidente-eleito Trump e do vice-presidente eleito Vance”, afirma o convite enviado por meio do deputado federal e filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
O ex-presidente da República comentou sobre o convite em suas redes sociais. Em uma publicação no Instagram, ele escreveu: "Muito honrado em receber do Presidente dos EUA, [Donald Trump], convite para a sua posse e de seu Vice-presidente JD Vance, no próximo dia 20 de janeiro."
Mesmo com o convite, Jair Bolsonaro não poderá comparecer à cerimônia, pois seu passaporte está detido por determinação do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O documento foi apreendido em fevereiro de 2024, durante a operação Tempus Veritatis, que investiga uma organização criminosa envolvida em uma tentativa de golpe durante as eleições de 2022.