Notícias
Política
Candidaturas religiosas crescem 225% em 24 anos, mostra pesquisa

Candidaturas religiosas crescem 225% em 24 anos, mostra pesquisa

Levantamento revela que a proporção de candidatos com identidade religiosa aumentou 16 vezes mais rápido do que o total geral de candidaturas nas últimas eleições municipais

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um estudo inédito do Instituto de Pesquisa e Reputação de Imagem (IPRI), da FSB Holding, revela que o número de candidatos a vereador e prefeito com uma identidade religiosa cresceu 225% nos últimos 24 anos. Segundo a pesquisa, realizada com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de candidaturas religiosas saltou de 2.215 em 2000 para 7.206 em 2024. Esse crescimento é 16 vezes mais rápido do que o aumento geral das candidaturas, que foi de 14% no mesmo período.

A análise identificou termos como "pastor", "irmão" e "padre" como os mais frequentes entre as candidaturas religiosas. Em 2020, o pico de 9.196 candidaturas com identidade religiosa foi registrado, embora o número total de candidaturas naquele ano tenha sido maior, alcançando 557.678. A pesquisa mostra que, apesar do aumento no número de candidaturas religiosas, o crescimento não necessariamente se traduz em uma maior proporção de eleitos.

Marcelo Tokarski, sócio-diretor do IPRI, destaca que o aumento das candidaturas religiosas reflete uma crescente mobilização política com base em identidades religiosas, embora isso não garanta uma vitória eleitoral proporcional. A antropóloga Lívia Reis explica que essa tendência está ligada ao aumento da participação política de movimentos religiosos, especialmente evangélicos, desde a Constituição de 1988.

Tags

Notícias Relacionadas