Notícias
Política
Câmara dos deputados aprova projeto de Capitão Alden para instalar 'Botão do Pânico' em carros

Câmara dos deputados aprova projeto de Capitão Alden para instalar 'Botão do Pânico' em carros

Proposta prevê a instalação de dispositivo nos porta-malas, visando proteção contra sequestros e situações de emergência

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (11), o Projeto de Lei nº 1.434/2023, que propõe uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997). A medida prevê a instalação obrigatória de um dispositivo que permita a abertura do porta-malas dos veículos pelo lado interno, com o objetivo de aumentar a segurança dos ocupantes, especialmente em casos de sequestro.

De autoria do deputado federal Capitão Alden (PL-BA), o projeto busca oferecer uma ferramenta de proteção adicional para situações de crimes como o "sequestro relâmpago", em que as vítimas são colocadas no porta-malas dos veículos e ficam impossibilitadas de pedir socorro. O parlamentar explicou que o dispositivo funcionaria de maneira similar a um "Botão do Pânico", permitindo à vítima abrir o compartimento do porta-malas em situações de emergência.

Em sua trajetória política, o deputado já havia apresentado uma proposta similar durante seu mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em 2019, ele protocolou o Projeto de Indicação nº 23.095/2019, que sugeria a inclusão desse dispositivo no Código de Trânsito Brasileiro, abrangendo veículos novos, nacionais e importados.

Além disso, Alden realizou visitas técnicas a concessionárias para verificar a existência de modelos de veículos comercializados no Brasil que já possuíssem algum mecanismo semelhante ao proposto.

O projeto segue agora para análise do Senado, onde deve ser discutido antes de uma possível sanção presidencial.

Tags

Notícias Relacionadas