Notícias
Política
Bolsonaro veta mudança de nomenclatura do 'Dia do Índio' para 'Dia do Indígena'

Bolsonaro veta mudança de nomenclatura do 'Dia do Índio' para 'Dia do Indígena'

Como justificativa, presidente disse que termo é “consagrado no ordenamento e na cultura pátrias”

| Autor: Redação

Foto: Isac Nóbrega / Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou, de forma integral, o Projeto de Lei de autoria da deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR), que previa a mudança da nomenclatura do 'Dia do Índio' para 'Dia do Indígena', comemorado na data de 19 de abril. 

Em nota à imprensa, a Secretaria-Geral da Presidência da República justificou o veto do presidente alegando que o termo é "consagrado no ordenamento e na cultura pátrias". Já a deputada Joenia Wapichana, de origem indígena, afirmou que a mudança “É reconhecer o direito desses povos de, mantendo e fortalecendo suas identidades, línguas e religiões, assumir tanto o controle de suas próprias instituições e formas de vida quanto de seu desenvolvimento econômico”.

“Ouvidas as pastas ministeriais competentes, o presidente da República decidiu vetar o Projeto de Lei, uma vez que o Poder Constituinte Originário adotou, no Capítulo VIII da Constituição, a expressão ‘dos Índios’, tratando-se de termo consagrado no ordenamento e na cultura pátrias, não havendo fundamentos robustos para sua revisão”, dizia a nota da Secretaria-Geral.

O uso do termo 'povos indígenas' é utilizado por conta da pluridade de etnias existentes no território brasileiro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em levantamento feito no ano de 2010, o Brasil tem mais de 300 etnias, além de mais de 274 línguas. 

Tags

Notícias Relacionadas