AtlasIntel: nova pesquisa indica empate técnico entre Jerônimo Rodrigues e Neto
Levantamento mostra ex-prefeito com 38,8% e o petista com 37,8%
Foto: Domingos Júnior
A disputa eleitoral para o Governo da Bahia ficou mais acirrada, segundo os resultados da nova rodada da pesquisa AtlasIntel, divulgada pelo Jornal A Tarde nesta sexta-feira (5). Conforme o levantamento, o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, empatou com ACM Neto (UB) em intenções de voto. O petista tem 37,8%, enquanto o ex-prefeito de Salvador aparece com 38,8%. Considerando a margem de erro, os dois estão empatados.
Em terceiro está o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, João Roma (PL), que soma 13,2%, Kléber Rosa (PSOL), com 1,4%, e Giovani Damico com 0,1% dos votos. Somados, votos brancos e nulos e a categoria dos que não souberam em quem votar atingem 8,6% dos entrevistados.
A pesquisa aponta ainda que Jerônimo Rodrigues é o preferido entre os homens (43,1%), enquanto ACM Neto lidera entre as mulheres (44,6%).
A margem de erro do levantamento registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 1.600 pessoas, no período de 30/07/2022 a 04/08/2022), contemplando 329 municípios baianos.
Polêmica
A equipe de ACM Neto tentou barrar a divulgação da pesquisa alegando irregularidade, mas, em contato com um grupo de advogados do jornal A Tarde, a equipe do Varela Net foi informada que todo a documentação exigida para a publicação da pesquisa foi apresentada À justiça e já se encontra disponível no site público judiciário.
A pesquisa AtlasIntel gerou polêmica no mês passado, quando apontou o primeiro grande crescimento de Jerônimo Rodrigues, o colocando a apenas sete pontos percentuais de ACM Neto (39,7% a 32,6%).
Segundo turno
A pesquisa ainda ouviu os eleitores sobre um eventual segundo turno, apresentando três cenários. No confronto entre Neto e Jerônimo, novamente há empate técnico: 42,7% para o ex-prefeito contra 39,9% do petista.
Na disputa entre ACM Neto e João Roma, o primeiro sairia vencedor, com 49,7%, contra 25,3% do segundo.
O ex-ministro da Cidadania também sairia derrotado se enfrentasse o Jerônimo. Neste cenárico, Roma teria apenas 23,8% dos votos, enquanto Jerônimo seria eleito com 48,2%.
Eleição nacionalizada
A pesquisa apresentou aos respondentes o nome do pleiteante à Presidência ao lado do candidato ao governo baiano. Para quem vota em Luiz Inácio Lula da Silva para o Planalto, 57,9% votam em Jerônimo Rodrigues, enquanto 29% escolhem ACM Neto. Para os eleitores de Jair Bolsonaro, 51,2% escolhem João Roma e 38,7% Neto.
De acordo com a pesquisa, é expressivo o número de eleitores que já escolheram o candidato à Presidência, mas que ainda não se decidiram sobre o Governo da Bahia. 55% dos entrevistados disseram que ainda não sabem em quem irão votar para o Palácio de Ondina. A quantidade de votos brancos e nulos também é grande, com 34,9%.