Alice Pataxó critica tratamento do governo Bolsonaro aos povos indígenas
Liderança indígena estava presente na Plenária de Juventude, na manhã desta sexta-feira (29)
Foto: Domingos Júnior / Varela Net
Considerada uma principais lideranças indígenas jovem do país, Alice Pataxó esteve presente na Plenária de Juventude Indígena, realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), nesta sexta-feira (29). Para a equipe do Varela Net, Alice fez duras críticas ao tratamento recebido pelo governo Bolsonaro.
Alice citou a falha do atual governo na demarcação de terras, uma das principais reclamações do povos indígenas. A liderança ainda pontua que o descaso do governo Bolsonaro com a pauta cria problemas ligados à educação e saúde de qualidade voltadas às diferentes etnias. A falta de monitoramento dos territórios também é outra crítica de Alice.
"Nós não tivemos nenhuma demarcação de territórios indígenas, nenhum estudo relacionado a isso. Essa é uma causa de prioridade do nosso movimento (territorialidade), porque a gente entende que sem território, a gente não garante educação, saúde de qualidade específica para os povos indígenas, respeitando nossas culturas e nossas crenças. É uma pauta muito importante, mas não tem sido levada a sério pelo Governo Federal, e que tem criado diversos problemas diante disso, porque os ataques constantes às nossas comunidades, não só aqui na Bahia, mas em todas as regiões do Brasil. A gente está falando de mineração, de garimpo, de retirada de madeira ilegal, que não estão sendo monitorados como deveria", disse Alice.
*Sob supervisão do editor Rafael Tiago