ACM Neto rebate críticas sobre autodeclaração racial: "desrespeito enorme"
Ex-prefeito de Salvador reagiu às críticas dos demais candidatos sobre autodeclaração racial como pardo, durante o debate da TV Bahia, na noite da última terça-feira (27)
Foto: Domingos Júnior/Varela Net
Ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil) rebateu os comentários dos demais postulantes à sucessão estadual sobre a sua autodeclaração racial como pardo na Justiça Eleitoral, durante o debate realizado pela TV Bahia, na noite da última terça-feira (27).
Neto teve um pedido de direito de resposta concedido após as falas sobre o tema. Em determinado momento do debate, o ex-ministro João Roma chegou a ironizar ACM Neto e disse que o secretário-geral do União Brasil "não sabe a cor da sua pele". Em resposta, o ex-prefeito da capital baiana tratou a repercussão do assunto como "um desrespeito enorme".
"É um desrespeito enorme. Aproveito essa oportunidade para tratar esse tema. Me autodeclarei pardo porque assim me vejo, assim como em 2016 [...] Eu não me autodeclarei pardo para me beneficiar de nada, até porque não estou recebendo nada a mais com isso. Além de tudo, você pode ir no Instituto Pedro Melo, que emite o documento de identidade. Não é autodeclaração, eles que fizeram, estou lá como pardo", disse ACM Neto.
*Sob supervisão do jornalista Jefferson Domingos
Leia também:
João Roma e Jerônimo divergem sobre Auxílio Brasil durante debate
Debate entre candidatos ao governo da Bahia é marcado por confrontos
"Votar em João Roma é votar em Jerônimo", diz Bruno Reis em saída de debate