Notícias
Polícia
PF investiga grupo suspeito de extração de mineral em garimpo ilegal na BA

PF investiga grupo suspeito de extração de mineral em garimpo ilegal na BA

Ações são deflagradas nesta quarta-feira (17) em quatro cidades da Bahia e uma de Pernambuco

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), uma operação que desarticular um grupo criminoso suspeito de praticar os crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada, em conjunto com diversos garimpeiros locais e estrangeiros, de Jaguarari, Campo Formoso e Oliveira dos Brejinhos. 

Mais de 70 policiais cumprem mandados de prisão preventiva, mandado de prisão internacional pela Interpol e mandados de busca e apreensão, em Salvador, Campo Formoso, Jaguarari, Oliveira dos Brejinhos e Petrolina (PE). 

De acordo com as investigações, os proprietários de uma fazenda em Jaguarari, local com diversos pontos de garimpo, organizavam e permitiam a extração de quartzo verde na propriedade rural por garimpeiros da região, sem autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) ou licença ambiental, mediante o pagamento de valores. Na sequência, o mineral era exportado para a China em contêineres, pelo Porto de Salvador.

Todos os suspeitos vão responder pelos crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada. As penas, somadas, ultrapassam 15 anos de prisão.

Tags

Notícias Relacionadas