Trump e Zelenskyy se encontram antes do funeral do Papa Francisco no Vaticano
Encontro aconteceu na Basílica de São Pedro, onde ambos permaneceram a sós, sem a presença de assessores
Foto: SERVIÇO DE IMPRENSA PRESIDENCIAL DA UCRANIA / AFP
Neste sábado (26), os presidentes Donald Trump (Estados Unidos) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia) tiveram uma reunião de aproximadamente 15 minutos no Vaticano, antes do funeral do papa Francisco. De acordo com um porta-voz do governo ucraniano, os dois líderes decidiram marcar uma nova conversa para o mesmo dia da próxima semana.
O encontro aconteceu na Basílica de São Pedro, onde ambos permaneceram a sós, sem a presença de assessores. Imagens divulgadas pelo gabinete de Zelensky mostram os dois sentados frente a frente em um amplo salão de mármore, em um ambiente solene e reservado.
Outra imagem, também compartilhada pelo governo ucraniano, registrou Trump e Zelensky acompanhados por outras importantes figuras políticas: o primeiro-ministro britânico Keir Starmer e o presidente francês Emmanuel Macron.
Há meses, Trump e Zelensky vêm mantendo diálogos sobre uma possível resolução para o conflito entre Rússia e Ucrânia.
O funeral do papa Francisco reuniu cerca de 50 chefes de Estado. Entre os presentes confirmados estavam o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente argentino Javier Milei e, claro, Donald Trump, representando os Estados Unidos.