NotíciasMundoHamas propõe trégua de cinco anos a Israel em troca de libertação de reféns e fim da guerra em Gaza

Hamas propõe trégua de cinco anos a Israel em troca de libertação de reféns e fim da guerra em Gaza

Proposta inclui cessar-fogo permanente, retirada de tropas israelenses e troca de prisioneiros

| Autor: Redação - Varela Net
A imagem mostra um grupo de pessoas desoladas devido à guerra entre Israel e o Hamas

A imagem mostra um grupo de pessoas desoladas devido à guerra entre Israel e o Hamas |Foto: REUTERS/Fadi Whadi

Em troca da libertação de todos os reféns mantidos em Gaza e de um acordo que encerre a guerra que já dura mais de 17 meses, o Hamas propôs neste sábado (26) uma trégua de cinco anos com Israel. A proposta será discutida em uma reunião com mediadores egípcios no Cairo, capital do Egito.

O grupo palestino também exige um cessar-fogo permanente, a retirada das tropas israelenses da Faixa de Gaza, a troca de prisioneiros e a entrada de ajuda humanitária na região. Israel, que ainda não respondeu oficialmente à proposta, mantém como condição a desmilitarização do Hamas, exigência que o grupo rejeita.

Enquanto o acordo não é aceito, os combates continuam. Neste sábado, um ataque israelense matou pelo menos 17 palestinos na Faixa de Gaza, segundo informações da Defesa Civil local. Entre as vítimas, muitas eram crianças.

Israel retomou sua ofensiva há pouco mais de um mês, após dois meses de trégua. De acordo com o Ministério da Saúde controlado pelo Hamas, desde o início do conflito já morreram mais de 51 mil palestinos, número que pode aumentar caso não haja um acordo para o cessar-fogo.

Tags

Notícias Relacionadas