Multidão se despede do Papa Francisco em cerimônia solene no Vaticano
Funeral teve duração de 2 horas e 10 minutos
Foto: HENRY NICHOLLS / AFP
Na manhã deste sábado (26), a Praça de São Pedro, no Vaticano, foi palco da despedida do Papa Francisco. Em uma cerimônia marcada por emoção e solenidade, mais de 250 mil pessoas e dezenas de líderes mundiais estiveram presentes, conforme informou a Santa Sé. O funeral teve duração de 2 horas e 10 minutos.
Após o rito, o cortejo fúnebre seguiu em direção à Basílica de Santa Maria Maggiore, local escolhido por Francisco para seu sepultamento.
A cerimônia teve início com a tradicional Missa de Exéquias, um rito católico reservado aos fiéis falecidos. Segundo a agência Reuters, a celebração contou com a concelebração de 220 cardeais e 750 bispos e padres junto ao altar, além de outros 4 mil padres distribuídos pela praça.
Por questões de segurança, o acesso à Praça de São Pedro foi restrito, e muitos dos fiéis que vieram prestar suas homenagens precisaram acompanhar a cerimônia atrás de barreiras montadas ao redor. Um corredor de segurança foi aberto entre o Vaticano e a Praça Pio XII, permitindo a movimentação das autoridades presentes.
Na véspera, na sexta-feira (25), o caixão do papa foi selado em uma cerimônia privada com a presença dos cardeais. No momento do funeral, o caixão foi conduzido à Praça de São Pedro pelos Cavalheiros de Sua Santidade os tradicionais servidores do papa. Sobre ele, repousava um Livro dos Evangelhos.
Durante o velório, também compareceram cerca de 250 mil pessoas para prestar sua última homenagem ao líder da Igreja Católica, segundo dados do Vaticano.