Notícias
Mundo
Mais de 200 brasileiros são retirados do Líbano em voo que chega no Brasil nesta quarta-feira (20)

Mais de 200 brasileiros são retirados do Líbano em voo que chega no Brasil nesta quarta-feira (20)

Pelo menos 204 pessoas devem ser repatriadas ainda esta semana

| Autor: Redação

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Nesta terça-feira (19), mais um voo de avião da FAB com brasileiros que viviam no Líbano e foram afetados com a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah decolou com destino à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. A bordo, estão 204 passageiros, conforme informações da Presidência da República. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) tem previsão de pousar na madrugada de quarta-feira (20).

Desde o início da Operação Raízes do Cedro, em 5 de outubro, o Brasil já conseguiu repatriar 2.513 cidadãos brasileiros e seus familiares, além de 33 animais. Essa missão é considerada a maior operação de repatriação de brasileiros de uma zona de conflito já realizada pelo país. O governo tem mantido um esforço contínuo para garantir a segurança e o retorno das pessoas afetadas pelo intenso conflito no Líbano.

A Embaixada do Brasil em Beirute segue atenta à situação, monitorando a demanda por novos voos e avaliando as condições de segurança no local. O número de plantão consular do Itamaraty (+55 61 98260-0610, via WhatsApp) continua disponível para ajudar os brasileiros que ainda se encontram na região. As autoridades brasileiras também reiteraram o alerta para que todos sigam as orientações de segurança fornecidas pelas autoridades locais, além de sugerirem que os brasileiros com condições financeiras busquem deixar o Líbano por meios próprios, caso possível.

Embora o aeroporto de Beirute ainda esteja em operação, com voos diários da companhia libanesa Middle East Airlines, a Embaixada do Brasil tem trabalhado diretamente com a empresa para garantir prioridade aos passageiros com passaporte brasileiro nos voos com destino a cidades como Madri, Frankfurt, Londres e Roma. O apoio contínuo das autoridades brasileiras visa assegurar a evacuação segura dos cidadãos, dada a delicada situação no país.

Tags

Notícias Relacionadas