Deslizamento de terra deixa ao menos 15 mortos e 12 mil desabrigados no Peru
Ainda mais 20 pessoas ficaram feridas, outras duas estão desaparecidas e mais 310 foram diretamente afetadas pelo desastre natural
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um deslizamento de terra na região de Arequipa, no sul do Peru deixou ao menos 15 pessoas mortas e 12 mil desabrigadas, nesta segunda-feira (6). As informações são do Indeci, órgão de defesa civil do país. A área mais afetada foi Nicolás Valcárcel, na cidade de Camaná, que sofreu com fortes chuvas no domingo (5).
Ainda segundo o órgão, 20 pessoas ficaram feridas, duas estão desaparecidas e mais 310 foram diretamente afetadas pelo desastre natural. O governador de Arequipa, Rohel Sánchez, alertou que o número de mortos pode subir, principalmente nas regiões de Miski, Secocha, Urasqui e San Martín, que possuem mineradoras. "Há uma grande probabilidade de ter pessoas mortas nos túneis", afirma Sánchez.
Por causa do deslizamento, as autoridades de Arequipa pediram que o governo declarasse estado de emergência no local. A Presidência do Conselho de Ministros se ofereceu para unir diferentes áreas do governo para atender às exigências da emergência, que inclui helicópteros para voos humanitários e maquinaria pesada para limpar os escombros e combustíveis, como explicou Sánchez.
Um relatório da defesa civil do Peru destacou ainda que Yauyos, em Lima, também registrou deslizamentos de terra no domingo, que danificaram 99 casas e deixaram 265 pessoas desabrigadas.