Notícias
Mundo
Com novas leis no país, sul-coreanos ficam um ou dois anos mais jovens

Com novas leis no país, sul-coreanos ficam um ou dois anos mais jovens

Novas normas agora exigem o uso apenas do método internacional de contagem de idade, substituindo o método tradicional da Coreia do Sul

| Autor: Redação

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Os sul-coreanos acordaram um ou dois anos mais jovens, nesta quarta-feira (28). Isso aconteceu por conta das novas leis do país, que agora exigem o uso apenas do método internacional de contagem de idade, substituindo o método tradicional da Coreia do Sul. 

Seguindo as normas do sistema de idade normalmente usadas na vida cotidiana dos sul-coreanos, as pessoas têm um ano de idade ao nascer e um ano é adicionado a cada 1º de janeiro.

Este sistema é utilizada desde o início da década de 60. O país costuma usar a norma internacional de calcular a partir do zero no nascimento e adicionar um ano a cada aniversário para documentos médicos e legais. Mesmo assim, muitos sul-coreanos continuaram a usar o método tradicional no dia a dia.

No entanto, o governo da Coreia do Sul permitiu, em dezembro de 2022, a aplicação das leis para eliminar o método tradicional e adotar totalmente o padrão internacional. 

"Esperamos que as disputas legais, reclamações e confusões causadas [pela forma de] calcular as idades sejam bastante reduzidas", declarou Lee Wan-kyu, ministro da Legislação Governamental, durante entrevista coletiva realizada na última segunda-feira (26).

Conforme resultado de uma pesquisa do governo, feita em setembro de 2022, 86% dos sul-coreanos disseram que usariam a regra internacional em sua vida cotidiana no momento em que as novas leis entrassem em vigor.

Na Coreia do Sul, existe ainda outro sistema de contagem para recrutamento militar, entrada na escola e legalidade do consumo de álcool e fumo. De acordo com as autoridades, este método continuará valendo e não sofrerá alterações. 

Tags

Notícias Relacionadas