Após mais de 10 anos, mergulhadores voltam a avistar um exemplar de 'peixe-pescador jubarte' vivo
A última vez que um desses havia sido avistado foi em 2014
Foto: Reprodução/Internet
Em um evento consideraro extraordinário, pesquisadores da ONG espanhola Condrik Tenerife capturaram um vídeo de um peixe-pescador jubarte, também conhecido como "Diabo-do-Mar-Negro" (Melanocetus johnsonii), à luz do dia e próximo à superfície, próximo à ilha espanhola de Tenerife. Este avistamento aconteceu no dia 26 de janeiro, e é extremamente raro, considerando que a espécie normalmente habita profundidades que variam entre 200 e 2.000 metros.
O vídeo foi registrado pelo fotógrafo de fauna marinha David Jara em parceria com os biólogos marinhos Laia Valor, Marc Martín e Antonio Sabuco. A bióloga marinha Laia Valor descreveu o momento como surpreendente, afirmando que "vimos algo estranho na água, parecia um objeto negro. Quando nos aproximamos, percebemos que era o diabo negro".
Este avistamento é particularmente significativo, pois até então, os registros dessa espécie haviam sido limitados a larvas, exemplares adultos mortos ou imagens capturadas com submarinos. O peixe foi visto a apenas dois quilômetros da costa de Tenerife, e acredita-se que ele estava debilitado, o que pode explicar sua aproximação à superfície.
O "Diabo-do-Mar-Negro" é um peixe predador conhecido por seu corpo escuro e gelatinoso, e por usar uma haste bioluminescente para atrair suas presas nas profundezas do oceano. A razão para a presença do peixe tão próximo da superfície ainda é incerta, mas as possibilidades incluem adoecimento, correntes ascendentes fortes ou fuga de um predador maior.