Justiça condena prefeito de Iguaí por fraudes em licitações de obras escolares
Crimes ocorreram entre 2009 e 2012
Foto: Reprodução / Facebook
O prefeito de Iguaí, Ronaldo Moitinho dos Santos, também conhecido como Rony Moitinho (PSD), foi condenado pela Justiça Federal por ter praticado o crime de improbidade administrativa entre 2009 e 2012. Edineide Lousado de Almeida, ex-presidente da Comissão de Licitação de Iguaí, também foi condenada pela decisão.
De acordo com as investigações, Rony e Edineide praticaram diversas ilegalidades em processos licitatórios da prefeitura do municipio, sendo elas: fracionamento ilicito de licitações, aglutinação fraudulenta de fases dos procedimentos e participação de empresas "de fachada" nos certames.
Segundo a denuncia do Ministério Público Federal (MPF), os políticos cometeram as fraudes durante o mandato anterior de Rony. Foram apontadas irregularidades em oito processos de seleção de empresas para realizar obras em escolas municipais e construir quadras. Foram utilizados recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).