Notícias
Justiça
Jornalista baiana é alvo de ofensas gordofóbicas por deputado de SP

Jornalista baiana é alvo de ofensas gordofóbicas por deputado de SP

Zacarias foi condenado pelo uso indevido de imagem da comunicadora

| Autor: Redação

Foto: Reprodução, Alesp, redes sociais @larissaiten.portfolio

Deputado estadual do União Brasil e coordenador nacional do MBL, Guto Zacarias foi condenado a pagar R$ 4 mil de indenização por danos morais à influenciadora e jornalista baiana Naiara Ribeiro, criadora da primeira revista plus size do Brasil. O contexto se deu quando o político publicou um vídeo utilizando as imagens dela sem autorização, em abril de 2023. A decisão não cabe recurso.

O caso foi julgado pela 7ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais da comarca de Salvador, onde a juíza Renata Cerqueira entendeu que o deputado feriu a honra e o direito de imagem da influenciadora quando ele afirmou não existir o termo “gordofobia médica”. No vídeo, Zacarias exibe duas fotos de Naiana de biquíni e comenta sobre sua obesidade. Com o alcance de mais de 100 mil visualizações no Instagram e TikTok, Naiara sofreu diversos comentários gordofóbicos e ataques cibernéticos em suas redes sociais.

“O deputado falou em tom jocoso sobre toda a situação, sendo bastante ofensivo, de forma completamente gratuita, inclusive dando a entender que todo gordo seria preguiçoso e não seria saudável, desmerecendo todo um trabalho de anos, minorando todos meus esforços e luta por uma sociedade mais igualitária e menos preconceituosa”, afirma Naiana segundo a IstoÉ.

Em nota ao mesmo site, o deputado discordou da decisão e negou ter comentado sobre a aparência da comunicadora. “Confirmo que fui condenado civilmente em um processo que tramitou na Bahia, no qual uma pessoa me acusava de dano moral por suposto uso ilícito da sua imagem”, disse Zacarias.

Tags

Notícias Relacionadas