Juiz é suspenso das Olimpíadas após aparecer ao lado de surfista australiano
Caso ganhou repercussão após um vídeo publicado pelo surfista brasileiro Pedro Scooby
Foto: Reprodução / Instagram
O juiz australiano Benjamin Lowe foi suspenso dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 após compartilhar fotos em que aparece ao lado do técnico Bede Durbidge e do surfista Ethan Ewing da Austrália. A suspensão foi confirmada por meio de nota publicada pela Associação Internacional de Surf (ISA) nesta quinta-feira (1º).
A foto que causou o afastamento do juiz, foi publicada na segunda-feira passada. "Esses três meninos de Straddie (uma ilha na Austrália) fazendo seu trabalho nas Olimpíadas", dizia a legenda da foto publicada, que não está mais disponível nas redes sociais.
A decisão da ISA afirma que é "inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta" e que removê-lo do quadro de julgamento das Olimpíadas foi necessário "para proteger a integridade e a justiça da competição".
A foto em questão ganhou repercussão nas redes sociais após um vídeo publicado pelo surfista brasileiro Pedro Scooby alertar para a interação entre o juiz e o surfista australiano no meio das competições olímpicas. Scooby lembrou que o mesmo juiz também viveu uma polêmica nas Olimpíadas de Toquio em 2021, quando o brasileiro Gabriel Medina foi superado pelo japones Kanoa Igarashi após uma nota duvidosa.
Confira a nota completa da ISA:
"A ISA está ciente de uma foto circulando nas redes sociais em que um dos juízes de surfe das Olimpíadas, australiano, é visto interagindo socialmente com um atleta australiano e seu treinador.
É inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta e sua equipe.
Para proteger a integridade e a justiça da competição em andamento, e em acordo com o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de julgamento da competição.
Essa decisão não está relacionada à performance do juiz nas Olimpíadas.
A ISA comunicou a todos os juízes e equipes para recordá-los das responsabilidades relacionadas a comportamentos inapropriados".