Gilmar Mendes vai a velório de Pelé e relembra período de convivência com o Rei
Mendes também disse que não é santista, mas 'pelezista'
Foto: Carlos Moura/SCO/STF
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), compareceu na manhã desta segunda-feira (2), ao velório do Rei Pelé no estádio Vila Belmiro, em Santos. Para ele, o ex-jogador era 'a última lenda viva'.
"Era a última lenda viva, e agora a gente viu o tamanho da lenda e tudo o que ele representa. Era o maior símbolo do Brasil. Era o maior embaixador do Brasil. Importante que isso seja reconhecido", disse Mendes.
O ministro lamentou a morte de Pelé e lembrou sobre o período que pôde conviver com o eterno camisa 10. Ele ainda elogiou a postura do Rei, que, segundo ele, era uma pessoa simples e cordial.
"Um momento muito triste, mas a gente também pode perceber o significado real desse símbolo e dessa lenda, que foi, que é e que continuará sendo o Pelé. Eu tive a oportunidade de conviver com ele, no governo Fernando Henrique Cardoso. Fizemos a Lei Pelé. E ele era de uma cordialidade, de uma simplicidade com todos"
Mendes também disse que não é santista, mas 'pelezista'. O ministro disse que guarda, em seu gabinete, várias camisas assinadas por Pelé. "A réplica de 58. Tenho uma foto dele também como goleiro, ele fez uma dedicatória", contou.
O ministro também tem várias recordações com o ex-jogador. Ele lembra que recebeu uma ligação de Pelé, após a derrota do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014 por 7 a 1. "Ele me disse; ministro, o que aconteceu, você que entende de futebol? Fazendo piada", conta.
O velório de Pelé foi aberto ao público às 10h desta segunda-feira. Os fãs poderão entrar na Vila Belmiro para ver o caixão, que está no centro do gramado, e prestar suas últimas homenagens ao Rei. O evento segue até às 10h de terça-feira, quando será realizado um cortejo pelas rodas da cidade de Santos antes do sepultamento.
Leia também:
Corpo do Rei Pelé começa a ser velado na Vila Belmiro
Craque das telonas! Pelé protagonizou sete filmes; veja a lista
Presidente da Fifa comparece a velório de Pelé e enaltece legado: "Eterno"
Ednaldo Rodrigues conta quando viu Pelé jogar ao vivo: "jamais vou esquecer"
Viúva de Pelé, Márcia Aoki é flagrada aos prantos no velório do ex-jogador