Notícias
Esporte
Fórmula 1: GP de São Paulo é marcado por desclassificação de Hamilton

Fórmula 1: GP de São Paulo é marcado por desclassificação de Hamilton

Max Verstappen ainda recebeu multa

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/BandSports

Superando Max Verstappen, Valtteri Bottas venceu a corrida classificatória no GP de São Paulo, neste sábado (13), salvando o dia da Mercedes após punição recebida por seu colega Lewis Hamilton.

Os comissários do GP decidiram desclassificar Hamilton por conta de irregularidade técnica na asa traseira. O problema foi constatado durante uma inspeção da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), que identificou que a asa traseira do heptacampeão estava em desacordo com o Artigo 3.6.3 do regulamento técnico da F1.

De acordo com o Globo Esporte, o trecho determina que a distância entre os dois elementos da asa móvel, quando o sistema de DRS (redução de arrasto) está em funcionamento, precisa ser de no máximo 85 milímetros. O dispositivo do carro de Hamilton, contudo, apresentou uma distância maior que a permitida.

Ele ainda cumpre no domingo uma punição de cinco posições de largada por trocar um dos componentes do seu motor.

Verstappen também foi multado em 50 mil euros (R$ 312 mil) por tocar na peça do rival após a sessão, o que infringe a regra do parque fechado. O Artigo 2.5.1 informa que "dentro do parque fechado, apenas os comissários determinados podem entrar. Nenhuma operação, checagem, ajuste ou reparo são permitidos a não ser que autorizados".

O teste em Interlagos foi o último de três, sucedendo Inglaterra e Itália - onde Bottas também venceu.

Tags

Notícias Relacionadas