Notícias
Esporte
Fifa avalia introduzir disputa de pênaltis em jogos da fase de grupos da Copa

Fifa avalia introduzir disputa de pênaltis em jogos da fase de grupos da Copa

Nova regra seria introduzida no Mundial de 2026, que será realizado no Canadá, Estados Unidos e México

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/Fifa

A Fifa considera introduzir a disputa de pênaltis em jogos da fase de grupos na Copa do Mundo de 2026, que será realizada no Canadá, Estados Unidos e México. O vencedor da disputa receberia um ponto de bônus além do já conquistado com o empate.

O próximo Mundial incluirá 48 times em vez de 32 e deverá ter 16 grupos de três times em vez dos oito grupos de quatro, formato que já perdura desde 1998. Os dois primeiros de cada grupo avançarão para os 16 avos de final, uma fase eliminatória extra comparando com o atual formato.

O conselho da entidade máxima do futebol votou por unanimidade em grupos de três times, mas a possibilidade de grupos com quatro times está voltando cada vez mais às conversas nos bastidores.

Isso significaria mais partidas e uma fase de grupos potencialmente direta, na qual as duas equipes mais bem classificadas se classificariam para as oitavas de final com relativa facilidade.

Se a Fifa optar por grupos de três times, a introdução de pênaltis para determinar qual time pode reivindicar um ponto de bônus é uma opção para decidir qual seleção avançaria.

Para evitar uma possível manipulação a disputa de pênaltis pode ocorrer antes do apito inicial. Desde 1986, a FIFA agenda todos os jogos da rodada final da fase de grupos de maneira simultânea, com a mesma intenção.

Marco van Basten, diretor de desenvolvimento técnico da FIFA, disse em janeiro de 2017 que a disputa de pênaltis poderia ser introduzida para determinar empates durante a fase de grupos.

“Os pênaltis podem realmente ser uma opção para torneios com grupos de três em que você joga contra dois oponentes”, disse Van Basten ao Sport Bild.

“Pode ficar bem apertado. Se um time, por exemplo, empatar uma partida por 0 a 0 e vencer a outra por 1 a 0, há um alto risco de que as três equipes empatem em pontos e gols no final”, finalizou.

Tags

Notícias Relacionadas