Dupla BaVi se posiciona sobre o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia
Em redes sociais, ambos os clubes se mostraram a favor do combate a homofobia, bifobia e transfobia
Foto: Tiago Caldas/ Victor Ferreira
Esta sexta-feira (17), no Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, os principais clubes do estado, Bahia e Vitória, se posicionaram a favor do combate a esse crime de ódio. A data, 17 de maio, foi decidida em 2004 quando a homosexualidade deixou de ser considerada uma patologia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Esporte Clube Bahia, um dos times mais engajados em pautas progressistas, já mostrou antes com pautas como racismo e direito iguais para as mulheres. Agora, o tricolor de aço posta um vídeo emocionante, que se posiciona a favor do combate a lgbtfobia, com frase marcante:" você não pode parar o tempo, pare a violência."
Já o Esporte Clube Vitória, também não ficou para trás no posicionamento. O Leão da Barra declara em post nas redes sociais o compromisso ao combate a homofobia, transfobia e bifobia, se declarando um " clube de todos para todos". Além disso, o rubro negro, no post usou a frase "Na arquibancada ou em qualquer lugar, que sejam todos livres para amar e serem amados."
Além dos times do estado, outros times do nordeste também se posicionaram. Foram eles: Ceará, Sport, Fortaleza, Santa Cruz, Náutico, Botafogo-PB (até o momento).