Notícias
Esporte
Bahia enfrenta o CRB em duelo que vale liderança

Bahia enfrenta o CRB em duelo que vale liderança

Tricolor defende ótimo retrospecto contra clube regatiano

| Autor: Airton Santos

Foto: Letícia Martins/EC Bahia

A 4ª rodada da Copa do Nordeste terá seu desfecho na noite desta quarta-feira (28), com o a realização de quatro jogos. Ao final da noite, às 21:30, o Bahia visita o CRB, no estádio Rei Pelé, em partida que vale a liderança para os clubes, em seus respectivos grupos. 3

O Bahia joga pela liderança do grupo B, podendo ultrapassar o atual líder Fortaleza. Até então, o Esquadrão é o vice-líder com seis pontos conquistados, sendo dois triunfos e uma derrota. O Leão do Pici está apenas um ponto a frente, tendo um jogo a mais. Portanto, um resultado positivo faz o Bahia fechar a metade do campeonato regional na ponta do seu grupo. 

O momento do tricolor baiano é bom, vindo de dois triunfos consecutivos jogando fora de Salvador, contra o Moto Club pela Copa do Brasil e a Juazeirense, pelo campeonato baiano. Agora o time de Rogério Ceni fechará sua sequência de partidas longe de Salvador, esperando mais três pontos para serem levados na bagagem. 

Tricolor em chegada à Maceio. Foto: Tiago Caldas/EC Bahia

 

O CRB também está em boa fase. Assim como o Bahia, a equipe mandante de hoje está classificada para as semifinais do estadual, passando em primeiro na fase inicial e sem sustos. Além do mais, a equipe está invicta na Copa do Nordeste e também joga pela ponta do grupo A, o qual disputa. A diferença é que o CRB já é líder do seu grupo, com 7 pontos conquistados, empatado com Sport e Botafogo-PB, levando vantagem no saldo. Uma vitória isola o alvirrubro na liderança, alcançando os 10 pontos. 

Em contrapartida, caso perca para o Bahia hoje à noite, o CRB automaticamente perde a liderança para o Sport, pelo saldo de gols, ou pelo Ceará em pontos, pois o clube cearense também joga nesta quarta contra o ABC, no Castelão. Nesse caso, até um empate poderia colocar a liderança do clube alagoano em cheque, pois o Ceará está no retrovisor, podendo alcançar os 8 pontos nesta rodada. 

Todas essas nuances colocam ainda mais pimenta na partida de mais tarde, que traz um detalhe animador para o Bahia. O histórico do confronto de hoje é amplamente favorável para o Tricolor, que não é superado pelo CRB há 18 jogos. A última vitória do Galo da Pajuçara nesse duelo foi pelo nordestão de 2002, quando venceu o Bahia por 3x1. Desde então, uma longa fila de 22 anos se constrói sem resultado positivo contra o rival baiano. 

O retrospecto geral só aumenta a noção de domínio do Bahia. As equipes já se enfrentaram 46 vezes, com 30 triunfos do Esquadrão, 12 empates e apenas 4 vitórias do Galo. Cada jogo tem uma história diferente e os comandados de Rogério Ceni sabem disso. O Bahia deve ir a campo com base de titulares absolutos para o jogo no Rei Pelé. A equipe tem as voltas de Rezende e Jean Lucas, que cumpriram suspensão na última partida do tricolor no baianão, além de Luciano Juba, que foi poupado também na última partida para ver o nascimento do seu filho. 

Há a possibilidade do Bahia ter a escalação do lateral-direito colombiano Santiago Arias, no lugar de Gilberto, e do zagueiro argentino Víctor Cuesta, no lugar de David Duarte. Tanto Gilberto quanto David foram titulares no triunfo contra a equipe de Juazeiro. 

Rogério Ceni deve levar a campo a provável escalação contra o CRB com: Marcos Felipe; Arias [Gilberto], Kanu, Víctor Cuesta [David Duarte] e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Biel e Thaciano [Everaldo].

A arbitragem da partida será do potiguar Caio Max Augusto, auxiliado pela dupla do seu estado, composta por Lorival Candido das Flores e Debora Rayane Fernandes Martins. O alagoano Marcio dos Santos Oliveira será o quarto árbitro. 

Tags

Notícias Relacionadas