Notícias
Cidade
Sede do Projeto “Sopa Solidária Pojuca” pega fogo e colaboradores pedem ajuda

Sede do Projeto “Sopa Solidária Pojuca” pega fogo e colaboradores pedem ajuda

Em entrevista ao VarelaNet, a presidente do projeto revelou que não entende o motivo pelo qual a instituição está sendo alvo de vandalismo

| Autor: Vinicius Viana*

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um incêndio de grandes proporções atingiu pela sexta vez a sede do projeto “Sopa Solidária”, no município de Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), no estado da Bahia, na noite da última terça-feira (19), por volta das 21 horas. Por causa do episódio, grande parte dos itens e da estrutura do local foram afetados e centenas de famílias carentes, que são assistidas pela instituição sem fins lucrativos, estão enfrentando dificuldades com a pausa das ações sociais realizadas por dezenas de voluntários que doam tempo, alimentos, matérias e dinheiro para que o projeto continue alimentando pessoas em estado de vulnerabilidade social. 

Nascida e criada em Pojuca, Renilda Cardeal, de 49 anos, atual diretora-presidente do “Sopa Solidária Pojuca”, conhece a realidade de quem mais precisa como a própria palma da mão. Em entrevista ao VarelaNet, a pojucana lamentou o ocorrido e contou que a sede do projeto novamente foi alvo da ação de criminosos. 

“Eu não posso negar para você que falar disso dói, porque é uma luta constante. É um trabalho árduo para a gente buscar recursos, para construir esse espaço e abraçar a comunidade. É algo muito doloroso, que sensibiliza a alma. Não posso negar a você que chorei esses dias e pensando muito: ‘Jesus o que está acontecendo?’”, desabafou Renilda, com a voz embargada ao lembrar do local em chamas.  

Questionada sobre a recorrência de incêndios na instituição, a presidente do projeto revelou que não entende o motivo pelo qual a unidade está sendo alvo de vandalismo. “Eu não tenho noção de quem não nos deseja bem. Eu não consigo entender o porquê, o motivo, para quê. Não sei informar a razão dos sucessivos episódios”, contou. 

Renilda Cardeal pontuou qual é a maior preocupação e o pedido da “Sopa Solidária Pojuca” neste momento, para que seja possível reerguer o projeto. “Precisamos de areia, bloco, cimento e de dinheiro para pagar a mão de obra. Tudo que recebemos é investido no projeto”, contou, revelando que a laje que foi reconstruída após o quinto incêndio acabou sendo consumida novamente pelas chamas.  

Como ajudar 

Quem quiser realizar doações para o “Sopa Solidária Pojuca”, pode entrar em contato com o número (71) 99996-8511 (WhatsApp) ou fazer doações através da chave pix  do projeto (CNPJ): 14223266000108.

*Sob a supervisão do editor Rafael Tiago Nunes

Tags

Notícias Relacionadas