Pesquisa revela que aproximadamente 49% dos brasileiros acreditam que o país vai melhorar em 2025
A pesquisa foi realizada pelo Febraban
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos entrevistados acreditam que o Brasil vai melhorar em 2025. Este número é igual ao registrado em outubro, mas dez pontos menor do que o de dezembro do ano passado, quando chegou a 59%. Em contrapartida, a percentagem dos que acreditam que o país vai piorar subiu de 23% em outubro para 28% em dezembro, 11 pontos acima do mesmo período do ano anterior.
O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (26), foi conduzido pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil pessoas nas cinco regiões do Brasil. A pesquisa também mostrou que a maioria (66%) acredita que o país melhorou em 2024 (40%) ou ficou igual (26%) em relação a 2023. No entanto, essa percepção é menor do que em dezembro de 2023, quando 79% pensavam o mesmo.
Segundo o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, o ano de 2024 trouxe sentimentos mistos de otimismo e cautela. A alta do emprego teve um impacto positivo, mas fatores como a seca, queimadas e a alta da Selic, dos juros e da inflação influenciaram negativamente a percepção da população.