Notícias
Brasil
O empreendedorismo jovem no Brasil: Desafios e conquistas

O empreendedorismo jovem no Brasil: Desafios e conquistas

Número de jovens empreendedores cresceu 25% nos últimos 10 anos

| Autor: João Victor Soares

Foto: Reprodução

O número de jovens que estão buscando o empreendedorismo no Brasil tem crescido e ganhado destaque nos últimos anos. Um estudo internacional, com apoio do Sebrae, revelou que houve um crescimento de 25,6% entre 2012 e 2023. Dados da pesquisa apontam que 74,9% dos jovens empreendedores possuem ensino médio ou superior completo.

Os números mostram que, além do interesse no empreendedorismo, os jovens estão buscando uma qualificação para se preparar para os desafios do mercado. O principal objetivo dos jovens no mundo dos negócios é a busca pela independência financeira. Além disso, o interesse em transformar ideias inovadoras em negócios reais.

O jovem empreendedor Emanuel de Souza, de 23 anos, decidiu abrir o próprio negócio em busca da independência financeira e montou uma loja online para a revenda de artigos esportivos. O empreendedor conta que iniciar é a parte fácil do negócio, mas para manter é preciso de muita dedicação. “A parte da criação é a mais tranquila, escolhe um produto, tenta puxar cliente e vai começando. O difícil é quando vem o primeiro mês negativo e você tem que seguir buscando seu sonho mesmo sem dinheiro no caixa.”

Emanuel ainda conta que, mesmo com a dificuldade, o sonho pela independência financeira o mantém firme nos negócios. “Sem dúvida, é uma luta que vale a pena. A gente que trabalha com isso sabe o quão necessário é o nosso empenho para que o trabalho dê certo. Então, não tem muito o que fazer, é seguir trabalhando e correndo atrás do crescimento”, concluiu ele.

Muitos jovens buscam por cursos específicos para ajudar no crescimento do negócio e garantem que o estudo é a principal causa de um bom negócio. O comerciante Valdir Santos começou ainda jovem no negócio de venda de produtos naturais. Hoje, com mais de 20 anos atuando no mercado, ele aconselha os jovens que buscam o próprio empreendimento. “O principal é começar, depois muito trabalho, procurando sempre informações de outros empreendedores, estudando, conhecendo o mercado para saber como passar por cada dificuldade. No mundo do empreendedorismo não tem jeito, sempre vai ter algo para atrapalhar, mas a gente precisa se virar e dar um jeito de seguir em frente e persistir naquele sonho”, afirmou ele.

Tags

Notícias Relacionadas