Notícias
Brasil
Ministro Flávio Dino suspende pagamento de emendas a ONGs que não são consideradas "transparentes"

Ministro Flávio Dino suspende pagamento de emendas a ONGs que não são consideradas "transparentes"

Ao todo 13 ONGs tiveram os pagamentos suspensos

| Autor: Redação

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu nesta sexta-feira (3) os pagamentos de emendas parlamentares a ONGs que não apresentam transparência. A decisão foi tomada após um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) revelar que 13 ONGs não acompanham adequadamente o uso do dinheiro público. Dino também ordenou auditorias detalhadas nessas ONGs, com relatórios a serem apresentados em 60 dias, e deu um prazo de 10 dias para outras nove ONGs ajustarem suas informações.

Além disso, o ministro determinou a inscrição das entidades nos sistemas de Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas e na lista de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas. Entre as ONGs analisadas, quatro foram consideradas transparentes, enquanto sete não receberam recursos entre 2020 e 2024. O Senado e a Câmara têm 10 dias para se manifestar sobre o relatório da CGU, antes da análise da Procuradoria-Geral da República.

A Advocacia-Geral da União tem cinco dias para informar aos ministérios que novos repasses não devem ser feitos às ONGs citadas. No total, 33 entidades sem fins lucrativos foram analisadas.

Tags

Notícias Relacionadas