Governo Federal corta Bolsa Família de quase 1.200 famílias de políticos eleitos em 2024
Sete prefeitos, dezenove vice-prefeitos e mais de mil e cem vereadores perderam acesso ao benefício
Foto: Lyon Santos / MDS
Os benefícios do Bolsa Família e do Auxílio Gás foram suspensos para 1.199 famílias que têm entre seus integrantes algum candidato eleito em 2024. A medida, válida enquanto o mandato do familiar estiver em vigor, foi regulamentada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e comunicada nesta sexta-feira (17).
Essas famílias, incluindo sete de prefeitos, 19 de vice-prefeitos e 1.168 de vereadores, já foram notificadas sobre o cancelamento. Pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal também não podem solicitar os benefícios se tiverem algum integrante eleito no ano passado.
O Bolsa Família é destinado a quem possui renda de, no máximo, R$ 218 mensais por integrante da família que vive na mesma casa e está inscrito no CadÚnico. O MDS destacou que a medida visa garantir que os recursos sejam destinados a quem mais precisa, sem gerar economia ao governo, uma vez que os benefícios continuam sendo pagos a todos que atendam aos critérios de elegibilidade.