Enem pode voltar a ser usado para conclusão do Ensino Médio em 2025
O MEC deve divulgar os critérios específicos para a certificação, como a pontuação mínima necessária em cada área de conhecimento
Foto: Bruna Araújo/MEC
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que estuda a possibilidade de retomar o uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como método de certificação para a conclusão do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos. A proposta deve ser implementada a partir do próximo ano, caso seja aprovada.
A medida já foi utilizada de 2009 a 2016, mas foi substituída pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), considerado mais adequado na época para essa finalidade. Agora, o Ministério da Educação avalia o retorno do Enem como alternativa para simplificar o processo de certificação e ampliar oportunidades educacionais.
Se a proposta for adotada, os candidatos que atingirem uma pontuação mínima, que ainda será discutida, poderão receber o certificado de conclusão do ensino médio. Além disso, também terão a chance de disputar uma vaga em universidades públicas por meio do mesmo exame.